Página inicial - Menu Noticias - Nota de pesar

imagem sem descrição.

Com muita tristeza o NAEA comunica o falecimento do nosso ex-aluno e colega Daniel Chaves de Brito. Daniel iniciou a sua carreira acadêmica como aluno PIBIC sob orientação da profa. Edna Castro, fez mestrado e doutorado no NAEA sob orientação do prof. Franz Josef Brüseke. A sua tese intitulada “A Modernização da Superfície: Estado e Desenvolvimento na Amazônia” foi publicada pela Editora NAEA em 2001. Ele ingressou no quadro efetivo da UFPA no ano de 1995 com lotação no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Nos últimos anos se dedicou a pesquisas sobre violência, políticas públicas de segurança e direitos humanos.
Entre 1994 e 1999 Daniel atuava junto comigo no Projeto Mineração. Durante esse período fizemos várias viagens de pesquisa juntos, e foi através dele que apreendi muito sobre a história e a mineração no Amapá, estado de origem de Daniel.
Os nossos pensamentos estão com os familiares de Daniel, sobretudo com os filhos Matheus e Ana Maria.