Estrutura Organizacional
O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará é uma unidade acadêmica de formação superior no nível de pós-graduação voltada para a produção e difusão de conhecimento na área de desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Trópico Úmido. Adota a interdisciplinaridade como estratégia e atitude face ao ensino, a pesquisa e a extensão por meio de seus programas e de oferta de disciplinas para a graduação.
Para alcançar seus objetivos, o Naea adota uma estrutura organizacional baseada numa Diretoria Geral e Diretoria Adjunta, Colegiados Deliberativos, assim como 3 (três) Coordenadorias Administrativas e 3 (três) Subunidades Acadêmicas, além dos Laboratórios e da Cátedra UNESCO:
Colegiados Deliberativos;
A Direção do Núcleo;
A Diretoria Adjunta;
A Secretaria Executiva;
As Subunidades Acadêmicas;
A Coordenadoria Acadêmica;
A Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação;
A Coordenadoria de Comunicação e Difusão Científica;
A Biblioteca Setorial José Marcelino Monteiro da Costa;
O Laboratório de Análises Espaciais Prof. Dr. Thomas Peter Hurtienne;
O Laboratório de Informática (LAINFO);
O Laboratório de Apoio aos Discentes (LADIS);
A Cátedra UNESCO.
As Subunidades são o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGGP) e o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (PPLS). O PPGDSTU é constituído pelo Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDU) e pelo Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (PLADES), ambos acadêmicos. Ao passo que o PPGGP é formado pelo Mestrado Profissional em Gestão Pública. Cada uma destas Subunidade possui uma instância Colegiada para a tomada de decisão em seu respectivo âmbito.
O NAEA também possui a Coordenadoria de Comunicação e Difusão Científica; a Revista Novos Cadernos Naea, os Papers do Naea e a Editora Naea.
A Coordenadoria Acadêmica é dirigida pelo/a ocupante da função de Diretor/a Adjunto/a. Sob a supervisão direta deste/a, encontra-se a Secretaria de Pesquisa e Extensão.
A Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação responsabiliza-se pela gestão administrativa do Núcleo que inclui a Divisão Administrativa (DAD) e a Divisão de Informática e Tecnologia da Informação (DINF).
O Auditório Prof. Armando Dias Mendes e a Biblioteca completam a estrutura administrativa do Naea. A Biblioteca localiza-se no andar térreo e funciona diariamente de segunda à sexta, de 8h às 18h. Atende a toda comunidade universitária com serviços de consulta e empréstimos aos docentes, discentes e técnico-administrativos da UFPA.
A Biblioteca está integrada ao Sistema de Bibliotecas da UFPA por meio do Sistema Pergamum.
Redes Sociais