Incubadora de Políticas Públicas
O que é a IPPA
A Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia – IPPA - é um mecanismo institucional de articulação entre as universidades, institutos de pesquisa, governos e setor produtivo da Amazônia, vinculada ao Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que tem como missão contribuir para a concepção, formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável para a Região, seus estados e municípios, apoiadas no conhecimento científico, nos saberes tradicionais e na participação qualificada dos atores regionais.
O que faz a IPPA
A IPPA, através da academia e dos institutos de pesquisa a ela filiados, busca compatibilizar, integrar e consolidar os estudos dos fenômenos socioeconômicos, político-institucionais e ambientais da Amazônia, a nível macro, meso e microrregional, com o propósito de contribuir para:
- o debate dos problemas econômicos, sociais e ambientais da Amazônia;
- a sistematização das informações produzidas no âmbito dos grupos de pesquisa filiados ao Fórum;
- o acompanhamento e avaliação das políticas públicas na Amazônia, seus estados e municípios;
- a formulação de políticas de desenvolvimento regional e outras políticas públicas;
- a geração e transferência de métodos e técnicas modernas de gestão pública;
- a produção e transferência de tecnologias sociais para comunidades urbanas e rurais excluídas do mercado formal de trabalho na Amazônia.
Como opera a IPPA
A IPPA está estruturada em três núcleos operativos vinculados à Secretaria Executiva do Fórum. As ações desenvolvidas no âmbito desses núcleos procuram articular a produção do conhecimento sobre a realidade econômica, sócio-ambiental e político-institucional da Amazônia, com processos de difusão e transferência de tecnologias para as organizações públicas e comunidades rurais e urbanas da Região, bem como subsidiar o poder público na elaboração de planos, programas e projetos de desenvolvimento embasados no conhecimento científico e nos saberes tradicionais da população amazônica.
Núcleo de Sistematização, Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas
O Núcleo coordena a articulação e a sistematização das ações dos grupos de pesquisa vinculados ao Fórum. Essas ações estão organizadas em três áreas temáticas ligadas à dinâmica do desenvolvimento sustentável regional: dinâmica econômica; dinâmica político-institucional e dinâmica sócio-ambiental. As informações consolidadas geram indicadores e relatórios anuais que permitem monitorar e propor medidas corretivas nas diversas ações objeto do acompanhamento da IPPA.
Núcleo de Geração e Transferência de Tecnologias de Gestão Pública
O Núcleo opera as ações de capacitação de gestores públicos e outros atores que atuam em organizações publicas e privadas ligadas à gestão social, econômica e ambiental das instituições situadas nos estados e municípios amazônicos.
Os cursos ofertados pela IPPA são dirigidos aos gestores, técnicos e dirigentes das instituições governamentais e não governamentais que que operam a gestão sócio-ambiental na Amazônia e são voltados para transmissão de conhecimentos, técnicas e habilidades para o aprimoramento da gestão pública na Amazônia. São ofertados cursos em dois níveis: especialização e capacitação/aprimoramento.
Núcleo de Geração e Transferência de Tecnologias Sociais
O Núcleo tem como objetivo aproximar a comunidade científica da população e promover a conexão entre os saberes populares e o conhecimento acadêmico/científico, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Para tanto, desenvolve ações conjuntas entre profissionais da área acadêmica com a sociedade, visando reunir, organizar, articular e integrar boas práticas na Amazônia, que possam se consolidar como Tecnologias Sociais, através da oferta de produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidos na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. Está em vigor o PROJETO DE ENCAUCHADOS VEGETAIS DA AMAZÔNIA
Serviços
Cursos:
Especialização em Gestão Sócio-Ambiental
Público-alvo: gestores, técnicos e dirigentes das instituições governamentais e não governamentais que atuam nas instituições que operam a gestão sócio-ambiental na Amazônia , que possuem curso superior completo.
Carga Horária: 360 h. (disciplinas e trabalho de conclusão)
Local: Os cursos serão ofertados nas cidades de Marabá(PA), Imperatriz(MA), Palmas(TO), Cuiabá(MT), Porto Velho(RO), Rio Branco(AC), Macapá(AP), Manaus(AM) e Boa Vista (RR).
Capacitação
Os cursos de capacitação profissional de curta duração tem carga horária de 40hs e são ofertados em dois finais de semana alternados (quintas e sextas-feiras e sábados pela manhã).
- Elaboração de Projetos Públicos
Público-alvo: gestores, técnicos, políticos e dirigentes das instituições governamentais e não governamentais que atuam nas instituições que operam a gestão sócio-ambiental nos estados e municípios amazônicos.
Carga Horária: 40 h.
- Gestão de Florestas Públicas
Público-alvo: gestores, técnicos e dirigentes de instituições governamentais e não governamentais que atuam na gestão de florestas, como o IBAMA, Instituto Chico Mendes, institutos florestais, etc.
Carga Horária: 40 h.
- Gestão de Projetos de Assentamento e de Áreas legalmente protegidas
Público-alvo: gestores, técnicos e dirigentes de instituições governamentais e não governamentais que atuam em instituições que operam a gestão de projetos de assentamento em áreas rurais como o INCRA e os institutos estaduais de terra.
Carga Horária: 40 h.
- Gestão Pública Municipal
Público-alvo: gestores, técnicos e dirigentes das prefeituras dos municípios amazônicos e de organizações públicas não governamentais cujo foco de atuação é municipal.
Carga Horária: 40 h.
Tecnologias Sociais
- Realização de diagnósticos para o levantamento de boas práticas em andamento nas diversas e mais longínquas comunidades da Amazônia (ribeirinhos, quilombolas, seringueiros, indígenas, pescadores, etc) que, se aperfeiçoadas, poderão se consolidar como TS, e representar soluções efetivas de transformação social nessas comunidades;
- Desenvolvimento de Tecnologias Sociais, diagnosticadas como boas práticas, sempre na interação Universidade/Comunidade, contribuindo para que possam se consolidar como TS, serem certificadas e fazerem parte do Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil;
- Apoio na execução de projetos e arranjos institucionais específicos para cada nova TS, que assegure aos comunitários empoderamento e integral apropriação do conhecimento desenvolvido;
- Adoção de Tecnologias Sociais (certificadas e disponibilizadas no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil e em fase de aplicação) para incubação, objetivando a sua inserção em políticas públicas e consequente reaplicação em escala, por meio de convênios específicos entre a Universidade, a organização responsável e demais parceiras;
- Reaplicação em escala de TS incubadas e inseridas em políticas públicas, por meio de: a) cursos e oficinas de capacitação, com certificação dos participantes (organização social, atividades produtivas específicas, organização da produção, prospecção do mercado, design, planos de negócios, entre outros); b) assistência técnica/tecnológica, com visitas periódicas às unidades incubadas; c) participação em feiras e eventos, rodadas de negócios, missões comerciais, congressos, entre outros.
Composição do Conselho Gestor
O conselho gestor da IPPA tem a seguinte composição:
- Representante do Fórum;
- Representantes dos órgãos federais de planejamento e fomento (SUDAM; SUFRAMA e BASA);
- Representantes dos Institutos de Pesquisa (EMBRAPA; INPA; INPE; IPEA; MPEG);
- Representantes do Setor Produtivo;
- Representantes da Sociedade Civil
Redes Sociais