Página inicial - Menu Noticias - Nota de pesar

Nota de pesar

Nota de pesar pelo falecimento do professor Dr. Dário Azevedo dos Santos, ex-aluno do NAEA

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do ex-aluno do NAEA, Prof. Dr. Dário Azevedo dos Santos, neste domingo (13.06.2021), após uma brava batalha pela vida, contra o Covid-19.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, o professor Dário Azevedo cursou mestrado em Planejamento do Desenvolvimento no NAEA (1995-1998), ocupando-se da discussão sobre os impactos socioambientais no processo de implantação da macrodrenagem da Bacia do Una, sob orientação da Profa. Dra. Maria José Pompilho. Realizou seu doutorado em Educação, no Instituto de Educação da UFPA (2011-2015), em que se dedicou ao debate sobre vias e trajetos de escolarização de sujeitos homoafetivos velhos (as) na cidade de Belém, sob orientação do Prof. Dr. Genylton Odilon Rêgo da Rocha. Também tinha formação em Psicanálise pela Escola Freudiana e pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa e atuava como Psicanalista Clínico. Desde 1990, atuava como professor da UFPA, tendo sido coordenador do Campus Universitário de Castanhal (2003-2006) e coordenador do colegiado de Letras, nesse mesmo Campus (2006).
O NAEA manifesta seu profundo pesar pela triste perda de um profissional dedicado à vida acadêmica e à militância política, com um grande empenho em prol da educação. Sem dúvida, o seu legado continua em todos aqueles e aquelas que conheceram sua dedicação e capacidade intelectual.
Prestamos condolências à família e aos seus amigos e amigas, desejando forças e consolo nesse momento difícil.