Economia e Território: Constituição e dinâmica da economia do açaí na região do Grão-Pará (1995-2011)
Título: Economia e Território: Constituição e dinâmica da economia do açaí na região do Grão-Pará (1995-2011)
Autor: Francisco de Assis Costa
Editora: NAEA
Ano: 2022
Resumo: Após o fracasso das políticas neoliberais por todo o mundo vem se desenhando um novo contexto em que se requalificam as noções de desenvolvimento e planejamento. O desenvolvimento deve ser sustentável, no sentido de que combina atributos de crescimento, equidade e prudência ambiental. Para tanto, o planejamento deve ser processo dinâmico e aberto de governança, desenvolvido em interações consistentes sociedade-Estado, a autoridade e a capacidade deste acionadas em diferentes formas – qualificação de demandas e suprimento de necessidades do desenvolvimento –, nas escalas nacional, regional e local. A geração dos conhecimentos pressupostos para tudo isso configura grande desafio: dispor dos elementos teóricos e metodológicos para decodificar, acompanhar e prospectar as interações entre as especificidades naturais, a diversidade estrutural e a diversidade territorial que distinguem as grandes regiões do país entre si e, no interior de cada qual, as diferentes sub-regiões. A contribuição das ciências econômicas têm encontrado limites na sua reconhecida dificuldade em tratar a diversidade intrínseca dessa nova realidade a considerar, comprometendo sua capacidade de formulação de políticas e de avaliação sistemática do que ocorre em perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Este livro contribui para a superação dessas faltas de três modos, objetos das suas três partes. Na Parte I, a contribuição é teórica, apresentando um “estado da arte” da formulação de categorias que situam a análise econômica no território – isto é, que tornam o território variável analítica do processo econômico – e expondo as convergências, complementaridades e interações dos conceitos na estruturação de um corpo teórico para o qual o lugar e sua história importam. Na Parte II, a contribuição do livro é fundamentalmente metodológica, na medida em que se apresentam as possibilidades de operação de conceitos-chaves antes discutidos, em exercícios de descrição da realidade empírica da economia do açaí na Região do Grão-Pará. Na Parte III, as contribuições serão também de cunho metodológico, visando, porém, demonstrar as possibilidades analíticas que se oferecem para a identificação das características dinâmicas das estruturações locais, uma vez que se tenham os resultados descritivos dos exercícios empreendidos na Parte II.
Neste momento, importa indicar as possibilidades de qualificar regimes de crescimento quanto à sua sustentação econômica e ecológica.
Redes Sociais