Página inicial - Livros - GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO um olhar sistêmico na Amazônia

GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO um olhar sistêmico na Amazônia

Título: GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO um olhar sistêmico na Amazônia

Organizador(es): Leila Marcia e Rosana Fernandes
Editora: NAEA.
Ano: 2022.
Apresentação: O livro organizado pelas professoras Leila Marcia e Rosana Fernandes, ambas professoras do Mestrado de Gestão Pública para o Desenvolvimento (PPGGP-NAEA) e com ampla carreira em publicações e pesquisas nessa área do conhecimento, é uma primeira tentativa de responder a essas perguntas. A partir de cerca de vinte do trabalho dos alunos da disciplina “Governança”, eles apresentam uma série de trabalhos dos alunos participantes desta disciplina. Esses trabalhos, produto da avaliação da disciplina e em uma perspectiva construcionista, mostram reflexões sobre casos práticos de governança no estado do Pará e na Amazônia em geral. Eles fornecem uma visão geral introdutória e exploratória dos modelos conceituais e abordagem da governança, das tipologias e extensões de governança e de sua aplicação prática. Algumas dessas obras são o prelúdio das Dissertações de Mestrado sobre o tema em que essas questões são aprofundadas. Mostram a aplicação de diferentes instrumentos conceituais e metodológicos (riscos de regulação, tomada de decisão, análise de processos administrativos, capacidade de resiliência das sociedades). O livro é baseado na linha de pesquisa dos grupos de pesquisa Governança, Políticas Públicas, Contabilidade e Meio Ambiente na Amazônia (GOPPCA) e Sistemas, Interdisciplinaridade e Gestão na Amazônia (SIGMA), grupos ligados ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), do qual fazem parte os professores e alguns dos alunos participantes.
É evidente que este livro não pode responder com a profundidade necessária às questões levantadas, mas é um primeiro passo para criá-las de forma científica, baseada no rigor acadêmico e fontes comprovadas dos participantes em sua disciplina. O objetivo é mostrar as formas de assumir decisões que visem melhorar a governança da Amazônia e do estado do Pará, em particular, a fim de alcançar uma boa governança. Esse tipo de governança só será possível a partir da convergência de três áreas principais: Democracia, Democracia e Desenvolvimento Humano Sustentável.