Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial - Livros - Paisagens evanescentes. Estudos sobre a percepção das transformações nas paisagens pelos moradores dos rios amazônicos
Início do conteúdo da página

Paisagens evanescentes. Estudos sobre a percepção das transformações nas paisagens pelos moradores dos rios amazônicos

Título: Paisagens evanescentes. Estudos sobre a percepção das transformações nas paisagens pelos moradores dos rios amazônicos.
Autor(es): Emilie Stoll, Edna Alencar, Ricardo Folhes, Chantal Medaets
Editora: NAEA
Ano: 2019
Resumo: Lama, enlameado, lamaçal... captem desafios e potencialidades analíticas das regiões alagadas. Ao propor uma genealogia que parte do trabalho de três pesquisadores-chave – Mark Harris, Edna Alencar e Thierry Valentin – os editores dão um novo foco para o célebre debate antropológico sobre natureza e cultura, debate tantas vezes protagonizado por autores que trabalham ou trabalharam na região (de Julian Steward, passando por Claude Lévi-Strauss, Betty Meggers, Anna Roosevelt, Eduardo Viveiros de Castro e tantos outros), e que teve, em diferentes momentos, distintos desfechos. Ao considerar a paisagem como um objeto etnográfico chave, constituído conjuntamente por diversos atores humanos e não humanos, os autores desta coletânea mostram que as regiões ribeirinhas da Amazônia continuam não somente dando origem a experimentações profícuas de pensamento, escrita e prática política, mas continuam a ser um locus atual e vital para a sua emergência.

Download

Fim do conteúdo da página